Autografe seu trabalho !


Se voce fosse avaliado com base na qualidade do último projeto que realizou, qual seria o resultado? É sempre um desafio para mim dar o meu melhor em tudo que faço.Ás vezes me sinto cansado, com falta de energia para fazer o melhor.Em outras ocasiões não me sinto tão motivado quanto deveria, com pouco ou nenhum entusiasmo para a tarefa proposta. Ocorre, também, não estar convencido do valor que me foi pedido.

Um poster no meu escritório me recorda da importancia do meu melhor desempenho, não importando a tarefa.Nele diz: " Qualidade: todo trabalho é um auto-retrato de quem o realizou. Autografe seu trabalho com qualidade".

Ao ler essa frase, uma de duas coisas acontece: ou ela me inspira , reforçando meu desejo de fazer o melhor que posso, ou ela me condena, fazendo-me lembrar que fiquei satisfeito com algo aquém do melhor. Será que quero "autografar" um trabalho de qualidade inferior?

Li uma intrigante citação de Pearl Buck, consagrada escritora que cresceu na China, recebeu o prêmio Pulitzer pelo romance, " A Boa Terra" e ganhou o Nobel de Literatura em 1938. A declaração dela não menciona a palavra "qualidade" , mas fala em excelência: "A alegria secreta no trabalho está contida numa palavra: "excelencia"-saber como fazer alguma coisa muito bem é apreciá-la.

Há outra razão para se realizar um trabalho com alto padrão de qualidade, além da boa reputação e da autogratificação: Deus aprecia qualidade e espera que mantenhamos alto padrão!

Vejamos algmas considerações que a Bíblia diz a respeito:

* Refeletimos a natureza de Deus.Deus criou um mundo ideal , com equilíbrio preciso e adequado entre os elementos, para dar suporte a vida.O homem foi sua criação final. " Criou Deus o homem á sua imagem . E deus viu tudo o que havia feito e tudo havia ficado muito bom" ( Gênesis 1.27,31)

* Trabalhamos pela aprovação de Deus.Se lhe pedissem para realizar uma tarefa para o líder do seu país , ou para a pessoa que mais admira no mundo, como isso afetaria a qualidade do seu trabalho? " Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor , e não para os homens." ( Colossenses).

* Seguimos instruções de Deus.Na Bíblia deus provê um manual para a vida diária, inclusive para o ambiente de trabalho.Pelo estudo e pela obediência podemos usar a Biblia como nossa diretriz para viver e trabalhar, como é a intenção do criador." Procure apresentar-se a Deus aprovado, como o obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade" ( II Timoteo 2.15).

* Executamos os propósitos de Deus. Embora possa parecer fruto do acaso, Deus tem uma razão primordial para o lugar onde estamos , o tipo de serviço com que mais nos identificamos e as pessoas com quem trabalhamos." Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos". ( Efésios 2.10).

Fonte: Robert J. Tamasy

Comentários