As leis fundamentais da mente



Mostramos aqui algumas grandes leis que regem a mente humana. Compreende-las e coloca-las em pratica e a chave para aprendermos a controlar nossos pensamentos. 

Existem algumas grandes leis que governam todo o pensamento, assim como existem algumas leis fundamentais em química, em fisica, em mecânica, por exemplo. 

Sabemos que o controle do pensamento e a chave do destino, e para aprender o controle do pensamento temos de conhecer e compreender essas leis, assim como o químico tem de compreender as leis da química e o eletricista, as leis da eletricidade. 

Uma das grandes leis da mente e a Lei da Substituição. Isso quer dizer que o unico meio de se livrar de um determinado pensamento e substitui-lo por outro. Voce não pode por um pensamento de lado diretamente. So pode fazer isso substituindo-o por outro. 

No plano físico não é assim. Voce pode largar um livro ou uma pedra simplesmente abrindo a mão e deixando-os cair, mas isso não funciona com o pensamento. 

Se quiser por um pensamento negativo de lado, a unica maneira de faze-lo e pensar em algo construtivo e positivo. Se eu lhe disser: “Não pense na Estátua da Liberdade”, e claro que imediatamente pensará nela. Se voce disser: “Não vou pensar na Estátua da Liberdade”, ja esta pensando nela. Mas digamos que, depois de ter pensado nela, voce se interessa por outra coisa que ouviu no nos meios de comunicação e se esquece da Estátua da Liberdade – isso e um caso de substituição. 

Quando os pensamentos negativos vierem a sua mente, não lute contra eles, mas pense em alguma coisa positiva, de preferencia em Deus. Mas, se isso for difícil no momento, pense em qualquer ideia positiva ou construtiva. Acontece, as vezes, que os pensamentos negativos parecem dominá-lo de um tal jeito que voce não consegue vence-los. 

E a isso que damos o nome de crise de depressão, ou crise de angustia, ou quem sabe crise de raiva. Num caso desses, o melhor a fazer e procurar alguém com quem conversar sobre qualquer assunto, ir assistir a um filme ou ao teatro, ler um livro interessante. Se voce se sentar para lutar contra a mare negativa, o mais provável e que a aumente. 

A Lei do Relaxamento: outra das grandes leis da mente e a Lei do Relaxamento. Em toda a atividade mental o esforço derrota a si mesmo. Quanto mais esforço voce faz, menor e seu resultado. Isso, naturalmente, e o oposto do que encontramos no plano físico, o que não nos surpreende, pois sabemos que, em muitos casos, as leis da mente são o inverso das leis da matéria. 

No plano físico, em geral, quanto mais esforço fazemos, maior o resultado. Quanto mais voce pressiona uma furadeira, mais depressa ela atravessara a madeira. Quanto mais força aplica ao martelo, mais depressa o prego entrara na parede. Contudo, o exato oposto ocorre com o pensamento. 

Qualquer tentativa de pressão mental estará destinada ao fracasso, porque tão logo comeca a tensão, a mente para de funcionar criativamente e se atem ao velho padrão do habito. 

Quando voce tenta forcar as coisas mentalmente, simplesmente para o seu poder criativo. Para permitir que a sua mente volte a ser criativa, deve retirar-lhe a tensão por meio de um relaxamento consciente. 

A Lei da Atividade Subconsciente: tão logo o subconsciente aceita uma ideia qualquer, começa imediatamente a tentar executa-la. Usa todos os seus recursos para tal finalidade. Usa cada partícula de conhecimento que voce acumulou, e a maioria do qual ja esqueceu totalmente, para conseguir seu intento. 

Mobiliza os muitos poderes mentais que voce possui, e a maioria dos quais jamais utiliza conscientemente. Alinha todas as leis da natureza que funcionam tanto do seu lado interno quanto externo, para conseguir o que quer. As vezes consegue o seu intento imediatamente; as vezes demora muito, dependendo das dificuldades a superar. 

Mas, se a coisa não e totalmente impossível, o subconsciente fará com que aconteça – desde que aceite a ideia. Essa lei, quando empregada negativamente, traz doenças, problemas e fracasso. Quando empregada positivamente, traz cura, liberdade e exito. 

Os ensinamentos da Bíblia não dizem que a harmonia e inevitável, não importa o que façamos; dizem que a harmonia e inevitável quando nossos pensamentos são positivos, construtivos e bondosos. 

Disso decorre que a única coisa a fazer e conseguirmos que o subconsciente aceite a ideia que desejamos reproduzir; as leis da natureza farão o resto, nos darão o corpo sadio, as circunstancias harmoniosas, a carreira bem-sucedida. Nos damos as ordens, o subconsciente faz o serviço. 

A Lei da Prática: a pratica traz a perfeição. Este proverbio familiar expressa uma das grandes leis da natureza humana e – sendo lei – não e infringida em circunstancia alguma. 

Para se tornar proficiente em qualquer campo, e preciso praticar. A consecução sem a prática simplesmente não existe e quanto mais pratica, desde que exercida com inteligencia, maior sera a proficiência, e mais rapidamente obtida. Isso e verdade no estudo da música, no estudo de um idioma estrangeiro, no aprendizado da natação, da patinação, do esqui ou da pilotagem, e verdade em todos os ramos imagináveis do empreendimento humano. 

A prática e o preço da proficiência. Na vida comercial e em qualquer tipo de gerencia ou administração, a experiencia e a forma que a pratica assume, e novamente aqui e a pratica que traz a perfeição, e esse o motivo pelo qual, em igualdade de condições, uma pessoa mais velha em geral e escolhida para posições de responsabilidade, em detrimento de uma mais jovem. 

Na metafisica, os efeitos dessa lei sao particularmente impressionantes. O controle do pensamento e inteiramente uma questão de prática inteligente. E a verdadeira religião bem pode ser resumida como a Prática da Presença de Deus. 

Porém, reparem que me referi a pratica inteligente. O forçar violento não é uma prática inteligente, como tampouco o mourejar monótono. 

A Lei dos Dois Fatores: Cada pensamento e feito de dois fatores - conhecimento e sentimento. Um pensamento consiste em uma porção de conhecimento com uma carga de sentimento, e e o sentimento que da potencia ao pensamento. 

Não importa o quanto possa ser importante ou majestoso o conteúdo do conhecimento; se não existir sentimento ligado a ele, nada acontecerá. 

Por outro lado, não importa o quanto possa ser insignificante ou sem importância o conteúdo do conhecimento; se houver carga de sentimento, algo acontecerá. Não faz diferença se o conteúdo do conhecimento e ou não correto, contanto que voce acredite que e correto. 

Lembre-se de que e aquilo em que realmente acreditamos que importa. Um relatório sobre um acontecimento qualquer pode ser bastante inverídico, mas, se voce acredita nele, tem sobre voce o mesmo efeito que teria se fosse verídico. 

E, novamente, esse efeito dependera da dose de sentimento ligado a ele. Ao entendermos essa lei, vemos a importância de aceitar apenas a verdade no tocante a vida, em todas as fases da nossa experiencia. 

Na realidade, e por esse motivo que Jesus falou: “Conhecei a verdade e a verdade vos libertará.” As Coisas Que Voce Remoi Crescem. Essa e uma máxima oriental e simplifica muito bem a maior e mais fundamental de todas as leis da mente. 

As coisas que voce remoi crescem. O que quer que permita que ocupe a sua mente, voce aumenta na sua própria vida. Quer o tema de seu pensamento seja bom ou mau, a lei funciona e a coisa em si aumenta. 

Qualquer tema que não ocupe a sua mente tende a diminuir na sua vida. Quanto mais voce pensa na sua indigestão ou no seu reumatismo, pior ele fica. Quanto mais pensa em si mesmo como sadio e em forma, melhor fica o seu corpo.

Essa e a Lei da Mente básica, fundamental, que tudo inclui; na verdade, toda doutrina psicológica e metafisica e pouco mais do que um tratado expositivo sobre isso. 

A Lei do Perdão: e uma lei mental infrangivel a que diz que voce tem que perdoar os outros se quiser vencer as suas dificuldades e ter um progresso espiritual real. 

A importância vital do perdão pode nao saltar aos olhos, mas voce pode ter certeza de que nao e por acaso que todos os grandes mestres espirituais, desde Jesus Cristo ate hoje, tem insistido nele com tanta veemência. 

É preciso perdoar as ofensas, nao apenas em palavras ou so para constar, porém sinceramente, de coracao. Voce age assim nao pela outra pessoa, mas por si próprio. 

Não fará diferença para ela (a não ser que de grande apreco ao seu perdão), mas fará uma diferença tremenda para voce. Ressentimento, condenação, raiva, desejo de ver alguem punido, são coisas que apodrecem a alma, mesmo que voce as esteja disfarçando com habilidade. 

O perdão não significa que voce tem que gostar do delinquente ou querer conhece-lo, mas sim que tem de desejar o seu bem, e claro, que isso não quer dizer que voce tenha de servir de “capacho”, e claro, que não deve deixar que abusem de voce ou o tratem mal. 

Deve travar as suas próprias batalhas, e com oração, justiça e boa vontade. Não importa se voce pode ou não esquecer a ofensa (embora, se não fixar-se nela, e provável que esqueça) – mas tem que perdoar.

Comentários